quinta-feira, 1 de março de 2012

Prefeitos protestam contra o novo valor do Piso


Os prefeitos querem mudanças e aproveitaram para pedir novo cálculo no salário mensal dos professores. Segundo eles, para pagar o novo piso.

Deu o que falar o aumento do piso nacional dos salários dos professores. Teve até reunião de prefeitos em Brasília (terça 28/02/2012). Eles querem mudanças. Na verdade, os prefeitos querem mais dinheiro ou não dá, segundo eles, para pagar o novo piso. Os prefeitos já aproveitaram para pedir mais: querem mudar a forma de calcular o reajuste salarial dos professores.

Prefeitos e representantes de governos estaduais participaram da manifestação. Segundo a Confederação Nacional de Municípios, eram pelo menos 700 prefeitos.

A confederação diz que 30% das prefeituras não conseguem pagar nem o piso atual e defende que a Câmara mude o cálculo do reajuste do piso salarial dos professores e que aprove o projeto que fixa o reajuste de acordo com o INPC, o índice que mede a inflação. O aumento para este ano, de 22%, vai custar R$ 7 bilhões às prefeituras.
“Tem prefeitos que estão em uma encruzilhada. Se ele cumprir, e ele está gastando hoje 52% em pessoal, está dentro dos 54% previstos, provavelmente ele vai para a 55%, 58% ou mais. Ultrapassando esse limite em final de mandato ele vai ter suas contas rejeitadas”, calcula Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios.

“O valor de R$ 1.450 é um pouco mais que dois salários-mínimos e não compete com as principais profissões que os estudantes da universidade podem escolher quando sair da universidade. Então, se a gente não valorizar o professor, não tem como resolver essa questão”, declarou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.






Nenhum comentário:

Postar um comentário