quinta-feira, 8 de março de 2012


Dia Internacional da Mulher: CNTE lança Revista Mátria

Em 2012 a revista Mátria completa 10 anos. A publicação é lançada todos os anos no Dia Internacional das Mulheres, desde 2003. Nessa primeira década, a revista da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) sobre a emancipação feminina acompanhou a evolução das políticas para as mulheres, registrando os avanços conquistados no Brasil e no mundo.
Criada para levar a luta das mulheres para o movimento sindical de trabalhadores e trabalhadoras em Educação, a revista extrapolou esse papel. "A revista Mátria vem se consolidando como uma publicação que dialoga com a sociedade. Os ganhos são não só para o nosso movimento e na sala de aula, no processo pedagógico, mas também para a sociedade como um todo", afirma Ísis Tavares Neves, secretária de relações de gênero da CNTE.
Esta edição especial de 10 anos traz artigos e reportagens sobre a ascensão das mulheres no mercado de trabalho e na política, onde cada vez mais ocupam cargos de decisão; faz um balanço do que melhorou para a população feminina nos cinco continentes; aborda o combate à violência e à desigualdade de gênero, inclusive no ambiente escolar; além de outras temáticas de relevância para toda a sociedade.
As mulheres são maioria absoluta no sistema de ensino, compondo mais de 90% dos educadores – principalmente nas séries iniciais – e trabalhadores em Educação. Mas a revista Mátria é uma leitura importante para homens e mulheres, principalmente para os dirigentes de entidades de defesa da categoria e responsáveis por políticas públicas. "A luta pela igualdade é uma tarefa de homens e mulheres comprometidos com um país mais democrático. Então, é condição para qualquer dirigente das nossas entidades se apropriar dessas bandeiras para dialogar com o grande público", afirma Isis Tavares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário