quinta-feira, 19 de setembro de 2013

SINTERPUM participa da Homenagem que os Educadores Latino - Ameicanos fizeram a Paulo Freire

DSC00772

      Estátua de Paulo Freire é inaugurada em Recife

Escolhido como símbolo do Movimento Pedagógico Latino-Americano, o educador pernambucano Paulo Freire foi imortalizado numa escultura em bronze de tamanho real feita pelo artista Abelardo da Hora. A homenagem aconteceu nesta quinta-feira, 19 de setembro, dia do nascimento de Freire.
Cerca de 500 educadores de todo o mundo participaram da cerimônia. A festa contou com shows de frevo, maracatu e do grupo Quinteto Violado. Freire é, reconhecidamente, patrono da educação brasileira, oficializado pela Lei nº 12.612 de 2012.
O presidente da CNTE, Roberto Leão, lembrou que 2013 marca os 50 anos da experiência de Paulo Freire em Angicos, no Rio Grande do Norte, quando o professor alfabetizou 300 trabalhadores em 40 horas, considerada como marco do método Paulo Freire, uma alfabetização que, sobretudo, ajudava o aluno a pensar o mundo.

A Vice presidenta do SINTERPUM, professora Norma Suely da Silva Viana esteve presente neste Movimento Latino Americano que iniciou hoje dia 19 e vai até o dia 21 de setembro,em Porto de Galinhas - Recife - Pernambuco - Brasil.

Norma Suely ao som do Maracatu

Este evento faz parte do II Encontro Pedagógico Latino Americano e IX Conferência Regional a Internacional da educação para América Latina. 

DSC00858
Em seu depoimento, o artista responsável pela obra, Abelardo da Hora, amigo pessoal de Paulo Freire, falou emocionado sobre como é gratificante para ele poder prestar esta homenagem ao educador. "Ele sempre falava para mim 'Abelardo a educação dá vida para o povo e para o trabalho' e Freire era, sim, um pensador, um amigo que tinha certeza que o ensino de qualidade era o caminho para mudar mundo. 

FONTE: Site da CNTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário