quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

RESULTADO DA REUNIÃO COM O PREFEITO E A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

A nova diretoria do SINTERPUM teve a sua primeira reunião com o prefeito de Timon/MA, Luciano Leitoa e a secretária de Educação, Dinair Veloso, nesta quarta-feira (23/01). Confira o resultado ponto a ponto:

Sobre a postura de alguns gestores  o prefeito garantiu tomar providência solicitou relatório escrito;

Sobre o reajuste do piso salarial da categoria, o prefeito garantiu encaminhar projeto para  aprovação na Câmara, a exemplo de anos anteriores ele se comprometeu a respeitar a lei e garantiu o pagamento na mesma data em outros momentos;

Referente ao pagamento de 1/3 de férias foi dado como previsão a data do crédito do complemento da união e ajuste do FUNDEB que ocorrerá no final do mês de janeiro;

A respeito da disponibilidade de mais 2 membros da diretoria o prefeito sinalizou positivamente; 

O início do ano letivo estava previsto para o dia 5 de fevereiro, o calendário escolar foi aprovado pelo conselho e encaminhado ao sindicato. Foi informado durante a reunião que o início do ano letivo seria dia 25 de fevereiro em virtude do impasse da aprovação do orçamento e a não votação em tempo hábil, comprometeu o processo licitatório da merenda e do transporte escolar. A respeito desse assunto a diretoria do sindicato ainda terá reunião com o pessoal da Semed e do ministério público para definir a situação.

O prefeito sinalizou que haverá concurso público ainda este ano, e terá em torno de 500 vagas para professor. Mas para isso, dependerá da reformulação do estatuto que está sujeito a aprovação da câmara. O sindicato tem 2 assentos na Comissão do estatuto, professora Norma Suely e o professor Gerson Paiva. Na oportunidade foi agendada reunião para o dia 06 de fevereiro.

A campanha salarial de de 2019 retomou 2 pontos importantes da  extensa pauta apresentada ao prefeito Luciano em 2013. Está sendo estudado os critérios para a elaboração de projeto de lei que define a data de pagamento dos trabalhadores em educação do município, bem com um minucioso estudo de melhoria na carreira dos demais profissionais em educação.

A professora Norma Suely reconhece a urgência na pauta dos administrativos (como assim são chamados os demais profissionais) se mostrando otimista quanto a garantia de uma nova reunião para tratar exclusivamente de 2 pontos que a categoria almeja e vem dialogando desde que protocolou a proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário