Nesta quinta-feira (07/01),
o Sindicato dos trabalhadores da educação da rede municipal de Timon (SINTERPUM)
esteve na Praça São José, enfrente a sede da Prefeitura reivindicando o
pagamento do salário, do terço de férias, da premiação que a categoria já
deveria ter recebido, assim como a mudança de classe dos professores.
Os trabalhadores lembram que
desde dezembro que a categoria está insatisfeita, já que ocorreu o atraso no
pagamento do 13º salário, enquanto outros funcionários ligados à administração
municipal já haviam recebido seus direitos.
NEGOCIAÇÂO E ENCAMINHAMENTOS
Após o início das falas em frente à prefeitura e a cobertura da imprensa local, a gestão pediu para que o SINTERPUM formasse uma comissão para negociar a resolução dos problemas.
A comissão foi composta por 5 pessoas, sendo 3 membros da diretoria do SINTERPUM (a presidente Norma Suely, Manoel Cicero e Edna Rodrigues) e 2 professores da base (Pedro Batista e Gardênia Garcez) participaram da reunião com o secretario de educação de Timon, Samuel Rodrigues, e a prefeita Dinair Veloso.
A gestão municipal apresentou os problemas com relação ao processo burocrático da transição de gestão. Segundo a prefeita Dinair Veloso, “ainda existem pendencias do exercício passado e estamos nos primeiros dias de gestão, não existe por enquanto a possibilidade de movimentação financeira do município.”
Segundo a prefeita, assim que resolvida as questões burocráticas, a folha dos trabalhadores da educação será prioridade. Pois não existe interesse por parte da gestão de prorrogar essa situação. Dependendo do volume de recursos liberados, terá uma ordem de prioridade. Os salários de dezembro, as férias, o prêmio e depois o retroativo da mudança de classes.
A assessoria jurídica do SINTERPUM está confeccionando uma petição que deve ser encaminhada ao MP e TCE.
A presidente do SINTERPUM já deixou previamente agendada para o dia 28 de janeiro uma Assembleia Geral Extraordinária onde a categoria analisará um possível indicativo de greve com ameaça de não iniciar o Ano Letivo, caso não aconteça à programação dos pagamentos apresentados na reunião de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário