quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

DIRETORIA DO SINTERPUM TEM PRIMEIRA REUNIÃO COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Reunião entre a nova diretoria do SINTERPUM
e a Secretária de Educação de Timon, Dinair Veloso

Em reunião realizada na Secretaria Municipal de Educação de Timon/MA, nesta quinta-feira (20/12), os representantes da nova diretoria do SINTERPUM debateram uma extensa pauta com a Secretária de Educação, Dinair Veloso, sobre os direitos dos profissionais da educação, tanto  de caráter financeiro como  administrativo, no tocante ao início do ano letivo de 2019.
                
Segundo o calendário escolar apresentado pela secretária Dinair, o Ano Letivo 2019 deve ter início no dia 06/02/2019, porém,  pode estar sujeito a alteração, devido ao processo de aprovação do Conselho Municipal de Educação. A direção do sindicato se propôs a fazer um estudo minucioso e apresentar alterações caso haja necessidade. Com relação à lotação dos profissionais, ainda estão aguardando o retorno do quadro de funcionários para realizar o processo de readequação. Os Seletivos estão de férias e devem compor o quadro até a realização do concurso público que está previsto para o ano de 2019.
                

Sobre o segundo turno, Dinair Veloso declarou que serão regidos pelos novos critérios apresentados no último decreto, sendo uma questão administrativa de interesse da gestão.
                
Também estiveram pautados os direitos adquiridos e a proposta de reformulação do Estatuto que será encaminhada a Câmara de Vereadores para apreciação e aprovação. Foi esclarecido que a reformulação só atingirá os novos contratados após o concurso que será realizado em breve.

PAUTA ECONÔMICA
                
A pauta tratou de algumas questões econômicas, como o 13º salário, o pagamento de 1/3 de Férias e o salário de dezembro. A Prefeitura se comprometeu de honrar todos os compromissos financeiros do ano de 2018 e sanar até o 5º dia útil de janeiro de 2019. Dinair Veloso ressaltou o porquê de ainda não ter sido aberto o edital do concurso público para completar o quadro de trabalhadores em educação no município. Segundo a secretária, a Câmara Municipal ainda não aprovou o orçamento financeiro de 2019, sem essa aprovação a pauta fica travada.

Ainda sobre o tema de interesses econômicos, foi tirada a dúvida sobre o pagamento da premiação IDEB, que será efetuado até o 5° dia útil de janeiro (ou tão logo o município receba o complemento da União). A previsão extraoficial para o reajuste do Piso Salarial é de 3,08%, porém, ainda não foi confirmado, pois estão aguardando a portaria interministerial do MEC.

PAUTA SINDICAL

O SINTERPUM debateu o papel do sindicato e a postura de alguns Gestores (apenas 2 casos isolados) que acabam vendo o trabalho da entidade como algo ruim, por isso, a Diretoria apontou que o trabalho do sindicato é fiscalizar e que estamos garantindo através de nossa luta, melhores condições de trabalho para todos os profissionais da educação no município de Timon. A secretária se comprometeu em chamar a atenção e evitar hostilidades entre Gestores e os diretores do Sindicato.

 A diretoria do SINTERPUM também falou sobre o mandato classista, solicitando a imediata emissão das portarias dos 4 membros da direção, assim como negociou a liberação de mais 2 membros para realizar o trabalho de base do sindicato. Essa pauta ficou em aberto aguardando o aval do prefeito
                
Ao término da reunião e finalmente esclarecido os pontos, se agendou uma próxima para janeiro com a presença do prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário