quinta-feira, 27 de abril de 2023

RESULTADO DA 1° ASSEMBLEIA ORDINÁRIA DO SINTERPUM DE 2023


Na tarde da quarta-feira, 26 de abril de 2023, a presidente do SINTERPUM, professora Norma Suely, fez a abertura dos trabalhos da 1° ASSEMBLEIA ORDINÁRIA do SINTERPUM.

AÇÃO DO FUNDEF 

A presidente deu as boas-vindas, apresentou a pauta e   em seguida passou a palavra ao assessor jurídico do sindicato, Dr. Flavio Soares para trazer esclarecimentos sobre a Ação do FUNDEF.

O advogado explicou que o processo do FUNDEF foi a julgamento no dia 20 de março de 2023, porém a União entrou com recurso no dia 18 de abril, o que vai levar a um novo julgamento. Nesse caso deve-se continuar aguardando os prazos desses novos recursos.

Dr. Flavio ainda prestou esclarecimentos sobre a ação do PASEP, que ainda está em processo de julgamento e que pode ser uma vitória coletiva ou não. Teremos que aguardar. 

LUTA POR BENEFÍCIOS PARA FUNCIONÁRIOS ADMINISTRATIVOS 

Sobre os funcionários da área administrativa, a presidente apresentou o diálogo que ocorreu com esses trabalhadores, que devem ter uma reunião com o secretário de Educação Samuel Silva no dia 08 de maio do corrente ano e contará com a participação de um representante da categoria, o servidor Fábio, escolhido na última reunião. A pauta escolhida para ser debatida com a SEMED foi: 

- Lutar pelo Tempo de Serviço;

- Incentivo de qualificação profissional (Médio e Superior);

- Adicional de risco de vida;

- Ticket Alimentação para os plantonistas;

- Atualização dos valores do auxílio-transporte;

- Adicional de insalubridade para merendeiras e zeladoras;

- Estudo das perdas salariais dos últimos 2 anos com proposta de ganho real;

- Eleição de gestores das escolas.

O professor e Vice-Presidente do SINTERPUM, Pedro Batista explicou a complexidade do mundo escolar na atualidade. Tratou de diversos temas como saúde mental, segurança, gestão e multidisciplinar dentro do ambiente do trabalho. 

PROTOCOLO DE SEGURANÇA NA ESCOLA 

O debate escalou para a pauta sobre a segurança nas escolas e os protocolos para garantir a vida, segurança e o bem-estar da comunidade escolar. Foi sugerido que os professores façam sugestões que fortaleçam esse processo de organização e segurança. 

AVALIAÇÃO E ESTÁGIO PROBATÓRIO

Sobre a Avaliação do Estágio Probatório, foi explicado que os professores que ingressaram nos últimos 3 anos serão avaliados por uma comissão da secretaria de administração e um questionário da diretora da escola. O professor terá de assinar e recorrer do resultado, pois será garantida a ampla defesa e o contraditório. Foi exigido o cumprimento da carga horária de 200 dias anual. Questões que podem ser debatidas nas reuniões dos encontros pedagógicos. 

ASSUNTOS GERAIS 

Como forma de garantir a plenitude dos 200 dias letivos foi sugerido debater o calendário escolar na semana pedagógica e apresentar, caso haja. possíveis sugestões à SEMED.

A conquista do Clube Social e Recreativo do SINTERPUM, é um sonho antigo que está prestes a ser realizado. Foi apresentado um vídeo demonstrando o processo de construção e desenvolvimento do Clube Social e Recreativo do SINTERPUM. A previsão de inauguração é no mês de julho de 2023. Assim que for definida a data, convocaremos toda a categoria para usufruir desse sonho coletivo.

Diretoria do SINTERPUM










Nenhum comentário:

Postar um comentário