quinta-feira, 27 de março de 2014

DIA MOVIMENTADO E PRODUTIVO PARA O SINDICATO

Tudo começou com o Curso de Formação Sindical às 08 horas da manhã no auditório do Centro de Treinamento, onde os trabalhadores em educação puderam esclarecer suas dúvidas a respeito de Previdência Social: aposentadoria, pensão, auxílio doença, entre outros benefícios.

O presidente do IPMT fez a explanação e em seguida abriu o debate para perguntas, críticas e sugestões. O material apresentado em slide será disponibilizado neste espaço.

                    

Em seguida, no mesmo curso de formação, os educadores se apropriaram da atualização do debate da CNTE a cerca da Lei 11.738/2008 no que diz respeito ao Reajuste do Piso. A  Direção do SINTERPUM informou que o material que está sendo debatido, foi entregue ao prefeito e a secretária de educação na mesma semana da greve nacional, momento em que o prefeito se comprometeu a fazer um estudo e apresentar resultado.
 
O sindicato informou que o ano inicial de  reajuste do piso não está de acordo com a lei (praticado desde 2010 e não 2009 como manda a lei), que só pretende ingressar com ação judicial, caso o executivo municipal não esteja disposto a negociar, pois a direção do sindicato está convencida que tem razão e chances de ganhar na justiça.

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
 
Na parte da tarde, foi a vez da Reunião da Comissão que está responsável para propor metas e estratégias para o PME - Plano Municipal de Educação, que será debatido e proposto pela sociedade e em seguida será votado na Câmara Municipal.
 
O PME é importante pois traz metas e estratégias originado da própria sociedade, pois é feito tendo por base o PNE (Plano Nacional de Educação) e o PEE (Plano Estadual de Educação) metas que terão validade até 2020. O mais importante de tudo é que o que será proposto passará de uma gestão para outra.
 
As professoras Norma Suely e Elisângela Leonarda, vice presidente e diretora de comunicação respectivamente, estiveram presente representando o SINTERPUM.
 
SEMINÁRIO COM OS PROFESSORES DO TURNO NOTURNO
 
Promovido pela SEMED, este seminário foi mais um acordo feito em mesa de negociação durante os dois dias de greve nacional (17 e 18 de março) .
 
O encontro ocorreu no Centro de Treinamento, às 18:30 horas, reunindo diretores, supervisores, professores do turno noturno das mais diversas escolas municipais.
 
A SEMED aceitou a proposta do sindicato, retirada na assembleia do dia 26/02/2014. Após algumas falas do pessoal da SEMED e dos participantes foi informado que os professores do turno noturno trabalharão 12h em sala de aula, durante 3 dias semanais com 4 aulas de 45 minutos. A secretária Dinair Veloso, assinará o documento final.
 
Mais uma vitória da classe trabalhadora, que através do seu sindicato, não foge a luta e sempre está disposto a negociar afim de beneficiar toda a categoria.
 
JORNADA DE 12 HORAS EM SALA DE AULA PARA TODOS OS PROFESSORES
 
O SINTERPUM está reunindo todos os esforço para resolver também a situação dos professores que estão trabalhando 13 horas em sala de aula, o objetivo é que todos trabalhem 12 horas.
 
A proposta só será oficializada a SEMED depois que a equipe fizer um estudo minucioso em todas as lotações das escolas.
 
O primeiro levantamento já foi feito, sendo detectado a possibilidade em algumas escolas. O SINTERPUM solicitou ajuda aos gestores no sentido de disponibilizar as informações do quadro de lotação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário