terça-feira, 10 de setembro de 2024

SINTERPUM SE REUNE COM SEMED E DEBATE SEGUNDO SEMESTRE DA EDUCAÇÃO MUNICIPIAL E AVANÇOS EM PAUTAS DA CATEGORIA

 


O SINTERPUM esteve reunido na sede da SEMED, com Presidente Norma Suely, o Diretor de finanças Manoel Júnior e o Diretor adjunto de Finanças Francisco Abreu, o Secretário Samuel Silva, a Tesoureira da SEMED Wilma Sousa e a assessora jurídica Lorhanna Nathalha; com diversas pautas da categoria: Prêmio Educa Timon 2024, Gratificações para os Técnicos da Educação, Assédio Moral nas escolas entre outras.


Timon novamente alcança um resultado extraordinário em suas notas do IDEB 2023 e dessa vez a nível regional e nacional, essresultado é fruto da dedicação ecomprometimento de todos os professores, técnicos, alunos, pais e responsáveis da rede municipal de Educação. Sendo assim o Prêmio Educa Timon deste ano deve encontrar uma forma mais justa para que o seu repasse aos professores não seja tão prejudicado pela taxação do Imposto de Renda, o que no ano passado acabou por tornar o que era para ser um prêmio de valorização um verdadeiro castigo a esses tão valorosos profissionais; Uma força tarefa composta pela Procuradoria do Município, SEMED, SEMAD E SEMUF foi montada e está sendo estudado até formas de adiantamento de alguns pagamentos para que o prêmio seja repassado de forma a se tornar algo que de fato valorize os professores.


A pauta dos administrativos da Educação Municipal segue com bons frutos e em luta constante, foi finalizado o Censo desses profissionais, realizado pela SEMED; e se iniciou o estudo de impacto financeiro da inclusão dasgratificações solicitadas: Adicional de Qualificação – AQ e do Auxilio - Refeição, bem como a criação de uma lei especifica que os contemple. Foi exigido também que este estudo contemple também o reajuste do valor do Auxilio Transporte (Vales transportes) de todos os servidores da educação, pois o valor atual se encontra defasado e fora realidade.


O SINTERPUM tem acompanhado de perto denúncias de assédio moral que tem chegado até o sindicato. Para tanto tem visitado as escolas, procurado mediar os conflitos, mostrado a legislação sobre cada caso em particular e em último caso judicializado tais questões. Devemos ressaltar que somos todos profissionais da educação e que devemos nos unirnão só nas lutas da categoria, mas também nas lutas diárias de nossos locais de trabalho. Afinal funções passam, mas profissionais da educação e colegas de profissão seremos para sempre!