INSTITUCIONAL

- SINTERPUM


SINTERPUM – UM HISTÓRICO DE LUTA:09 ANOS LUTANDO PELA DIGNIDADE DOS PROFESSORES E DEMAIS SERVIDORES MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO.

Organização Consolidada
Os Trabalhadores em Educação do Município de Timon – MA estão com sua organização consolidada. Mas, para isso muita luta teve de ser travada. A história dessa luta tem o ano de 2003 como um marco. Naquele ano, os professores da rede municipal que estavam com seus salários atrasados fizeram greve e começaram a se organizar.
No mesmo ano, no Complexo Educacional de Ensino Médio Higino Cunha, ocorreram várias reuniões da comissão pró-formação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal. O desejo de fundar um sindicato só da educação, surgiu da necessidade de um sindicato atuante, que realmente representasse a categoria da Educação. A insatisfação com o sindicato dos servidores públicos recém-eleito foi decisivo (o mesmo está desativado até hoje). O SINTERPUM foi fundado dia 22 de Março de 2003 e eleita a comissão provisória composta pelo (as): Professor Hermenegildo da Silva Osório, Professora Regina Lúcia da Cunha Lima e Eliana da Silva. O estatuto foi aprovado em assembléia geral extraordinária  realizada em 05/04/2003.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Timon - SINTERPUM, desde sua fundação, vem lutando pela dignidade dos professores e demais servidores municipais em educação, pela elaboração de um Plano de Carreira justo e por melhores salários, para que a categoria seja valorizada. Desde sua criação, o SINTERPUM caracteriza-se como uma instituição democrática, de luta, independente do Executivo Municipal, em defesa do magistério. Protagonista de lutas constantes, mas cada professor precisa estar consciente de que sua participação é fundamental para tornar possível a valorização da categoria e a realização de suas reivindicações.
Atualmente o Sindicato possui mais de 500 servidores sindicalizados, os quais têm à disposição uma série de serviços, tais como: representação na luta pela melhoria do Plano de Carreira do Magistério Municipal, Assistência Jurídica, atendimento personalizado na sede do SINTERPUM para atender dúvidas quanto aos direitos dos sindicalizados, convênio com o SESC e UNIMED Plano de Saúde. Jornal impresso com informações relevantes aos professores, além da realização anual da Festa do Professor e demais Servidores Público, Seminário, Fóruns que tratam de assuntos pertinentes sugerido pelos associados e é oferecido gratuitamente.

Estrutura
Com sede própria localizada à Rua Treze, 1360 Parque Piauí II Timon – MA, adquirida no ano de 2006 com recurso próprio, proveniente dos sócio-filiados.
 O SINTERPUM é dirigido por uma diretoria composta pelos seguintes cargos: Presidência e Vice-Presidência; Secretaria Geral, Secrbetaria de Finanças, Diretoria de Assuntos Educacionais, de Comunicação, Políticas Sociais, Formação Política e Sindical, Assuntos Jurídicos. O SINTERPUM é composto ainda por cinco suplentes de diretores, seis conselheiros fiscais, sendo três titulares e três suplentes.
As instâncias da entidade são subordinadas a Assembléia Geral. Respeitando os princípios de trabalho coletivo e das ações de planejamento estratégico situacional. Toda a Direção Executiva interage no encaminhamento das lutas da entidade.

Luta pela Cidadania
Como o maior sindicato organizado na cidade de Timon - MA, filiado à CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação,O SINTERPUM em sua luta extrapola as questões específicas da categoria, discutindo temas polêmicos como: exploração do trabalho infantil, reforma agrária, emprego, saúde no trabalho, racismo e opressão de gênero, contribuindo para uma maior participação no cenário político-social de Timon,do Maranhão e do Brasil.
Convivendo diariamente com a realidade das crianças timonenses, os profissionais da educação lutam em defesa de uma escola pública democrática e de qualidade, encaminhando suas propostas para os órgãos do Governo Municipal e Federal, da Câmara de Vereadores e Congresso Nacional.
As diversas pesquisas desenvolvidas pela CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação têm respaldado a luta dos trabalhadores em educação do município de Timon, por políticas públicas focadas nas reais e urgentes necessidades do ensino público. São pesquisas sobre saúde e condições de vida dos educadores, análise crítica do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), condições dos trabalhadores aposentados, dentre outras.

O SINTERPUM faz parte das 43 entidades filiadas a CNTE
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação conta, hoje, com 43 entidades filiadas, sendo 27 estaduais, duas distritais e 14 municipais. Dentre elas o SINTERPUM. Através desta Confederação o Sindicato mostra a sua força participando das lutas nacionais.

Esta entidade luta pela valorização dos Trabalhadores em Educação, pautando-se pela mobilização, pela profissionalização, pela carreira, pelo piso salarial profissional nacional, pela garantia dos direitos sociais e pela ampliação dos espaços de cidadania.

As lutas encaminhadas por greves, manifestações, caravanas, protestos e ocupações contam com imensa participação da base e marcam os últimos anos de história da categoria. Uma base formada por uma grande maioria de mulheres, revelando uma dimensão fundamental para o enfrentamento e as estratégias de luta contra a desprofissionalização, o arrocho salarial e a múltipla jornada de trabalho.
Nesta luta contínua pela melhoria da educação, das condições de vida, todos são importantes: professoras, professores, funcionárias, funcionários, e especialistas. Reunidos em Sindicatos - instrumentos de ação para novas conquistas que refletirão no futuro do país, abrindo com certeza possibilidades mais amplas de felicidade.

Relação de Presidentes e Gestões:
Gestão 2003/2004  -  Eliana da Silva;
Gestão 2004/2006  Francisca Uerly dos Santos Queiroz;
Gestão 2006/2009  -  Norma Suely da Silva Viana
Gestão 2009/2012  -  Norma Suely da Silva Viana


     Numa breve cronologia das atividades do SINTERPUM, nos 08 anos de existência, em defesa dos direitos dos profissionais de educação, vale à pena destacar:

2003
Ano da fundação: Ocorreram às primeiras reuniões, formou-se a primeira comissão provisória, em seguida a 1ª eleição para Diretoria Executiva e Conselho Fiscal.
1°Protesto no Desfile Cívico de 7 de setembro – que marca a “Independência do Brasil”.

2004
     O SINTERPUM contava com apenas 00 associados, número que foi crescendo paulatinamente no decorrer dos anos, transformando o sindicato na organização responsável pelas conquistas referentes à regulamentação do regime jurídico dos servidores em educação.
Iniciou a campanha pela Reformulação do Estatuto do Magistério;
O SINTERPUM realizou a 1ª Feijoada beneficente em prol da aquisição de recurso para manter a GREVE GERAL DEFLAGRDA PELOS SERVIDORES EM EDUCAÇÃO.

2005
Ingressou com ações judiciais para garantia dos direitos dos associados, dentre eles, os professores da Educação Infantil;

2006
Adquiriu sua sede própria, localizada à Rua Treze, 1360 Parque Piauí II Timon - MA
Conquistou a Aprovação do Novo Estatuto do Magistério na Câmara de Vereadores, apesar de algumas perdas; 
Gestão Democrática nas Escolas – Diretores eleitos diretamente pelos alunos,pais de alunos, e servidores;  
 Também conquistou a Inclusão dos Professores da Educação Infantil no Estatuto do Magistério, apesar da prefeita ter atribuído um intertísio de 2 anos para que esses professores pudessem ter sua progressão funcional,ou seja,mudança de classe;
Realizou a 2ª Feijoada, dessa vez, em homenagem aos professores e a todo o funcionário público da Educação Municipal; Evento este que passou a fazer parte do calendário anual do sindicato.

2007
Inaugurou sua sede própria, reformada para o maior conforto e comodidade dos sócios;
Realizou a 3ª Feijoada em homenagem aos professores e a todo o funcionário público da Educação Municipal;
1°Protesto no Desfile Cívico de 7 de setembro – que marca a “Independência do Brasil”.
Participou da Marcha em Brasília pelo Piso Salarial Profissional Nacional;

2008
     O sindicato viu sua luta concretizada, com a inclusão dos demais Servidores em Educação no Plano de Cargos, Carreira e
Salários do Magistério;
Realizou a 4ª Feijoada em homenagem aos professores e a todo o funcionário público da Educação Municipal;

2°Protesto no Desfile Cívico de 7 de setembro – que marca a “Independência do Brasil”. 


2009
Realizou a 5ª Feijoada em homenagem aos professores e a todo o funcionário público da Educação Municipal;

3°Protesto no Desfile Cívico de 7 de setembro – que marca a “Independência do Brasil”. 


2010
    O sindicato realizou campanha pelos direitos dos professores e demais funcionários efetivos e contratados.
Fez abaixo assinado reforçando o pedido do ministério público de afastamento da Prefeita Socorro Waquim por improbidade administrativa;
Divulgou VT na mídia televisiva mostrando a cara da prefeita contando suas falsas promessas;
Fez carreatas, passeata, greve,paralisação para mostrar o repúdio ao atraso salarial promovido pelo executivo municipal;
Professoras foram agredidas na porta da secretaria de educação por reivindicar seus direitos;
Oficializou sua filiação a CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação

2011
     O SINTERPUM realizou a 6ª Feijoada em homenagem aos professores e a todo o funcionário público da Educação Municipal;
Denunciou o Atraso Salarial imposto pela prefeita;
Espalhou out door mostrando a cara dos Traidores da Educação (a prefeita e nove vereadores);

                4°Protesto no Desfile Cívico de 7 de setembro – que marca a “Independência do Brasil”. 


2012 - DIREÇÃO

A gestão atual, com mandato até 2012, está assim composta:

DIRETORIA EXECUTIVA:

1.    Presidência: Norma Suely da Silva Viana;
2.    Vice- Presidência: Ana Cláudia de Araújo Lima;
3.    Secretaria Geral: Francisca Mendes Paiva;
4.    Secretaria Geral Adjunta: Aldenice Maria;
5.    Secretaria de Finanças: Maria Edina Ferreira Neres;
6.    Secretaria de Finanças Adjunta: Tânia Maria Pereira da Silva;
7.    Diretoria de Assuntos Educacionais: Sandra Gardênia;
8.    Diretoria de Formação Política e Sindical: Elizângela Leonarda da Silva;
9.    Diretoria de Políticas Sociais: Maria Helena da Cruz Souza;
10. Diretoria de Assuntos Jurídicos: Francitânia de Assunção Brito;
11. Diretoria de Comunicação: Márcia do Nascimento Feitosa Freitas;
SUPLÊNCIA DA DIRETORIA:
1.    Manoel Paulo de Oliveira;
2.    Leni Everson;
3.    Nilda Alves;
4.    Maria Creusimar;
5.    Maria das Dores;

CONSELHO FISCAL:
1.    Lúcia Maria Pereira;
2.    Vanda Maria de Carvalho Lima;
3.    Estefânia Maria de Brito;

SUPLÊNCIA DO CONSELHO FISCAL:
1.    Teresa Eugênia Castelo Branco;
2.    Joana D‘arc;
3.    Rubenita;


GESTÃO  - TRIÊNIO 2012/2015


DIRETORIA EXECUTIVA

Presidenta: Francisca Mendes Paiva 
           
Vice-Pres: Norma Suely da Silva Viana
           
Secretário (a) Geral: Edna Maria Rodrigues das Neves  
                                                                      
Sec. Geral Adjunta: Vanda Mª de Carvalho Lima

Sec. de Finanças: Maria Édina Ferreira Neres
                              
Sec. de Finanças Adjunta: Tânia Mª Pereira da Silva
                  
Sec. de Assuntos Educacionais: Maria Helena da Cruz Sousa
    
Dir. de Políticas Sociais: Márcia Nascimento F. Freitas
                  
Dir. de Formação Política Sindical: Lúcia Maria Pereira
                
Dir. de Comunicação: Elisângela Leonarda da Silva
                
Dir. de Assuntos Jurídicos: Ana Cláudia lima Araújo


     SUPLENTES

Suplente 1: Francisca Maria da Silva                                       
Suplente 2 José Francisco da Silva                               
Suplente 3 Francitânia de Assunção Brito                  
Suplente 4 : Gracilda lima Sucupira da Costa             
Suplente 5 : Rondnelle Rocha Monteiro                      

CONSELHO FISCAL
Titular 1: Teresa Eugênia Castelo Branco de Barros                                
Titular 2: Aldenice  Maria dos Reis Oliveira                                                     
Titular 3: Sandra Gardênia Ribeiro                                           

Suplente 1:Francisca Edna de Araújo                                      
Suplente 2: Estefânia Mª de Brito Sousa                                                       
Suplente 3: Maria das Dôres da Silva Nascimento Oliveira      


GESTÃO 2018 - 2021

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente – Norma Suely da Silva Viana

Vice-presidente – Francisca Mendes

Secretária Geral – Francitânia de Assunção Brito

Secretária Geral Adjunta – Maria de Jesus Ramos da Silva

Secretária de Finanças - Manoel Cícero de Brito Junior

Secretária de Finanças Adjunto – Maria Edina Ferreira

Diretoria de Assuntos Sindicais – Gerson Paiva

Diretoria de Políticas Sociais – Ana Rosa Bastos da Silva

Diretoria de Formação Política Sindical – Conceição de Maria da Silva Sousa

Diretoria de Comunicação – Francisco das Chagas Abreu dos Santos

Diretoria de Assuntos Jurídicos – Edna Maria Rodrigues das Neves


Suplentes da Diretoria:

Vera Lúcia Ferreira da Silva Lima

Rosa Maria de Araújo

Izolda Maria Macedo

João Nilso da Silva

Marlúcia Lima de Sousa Meneses

 

TITULARES CONSELHO FISCAL

Aldenice Maria dos Reis de Oliveira

Luzivânia Furtado Leite

Lúcia de Fátima Fernandes de Sousa

 

SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL

Tânia Maria da Silva

Manoel Paulo de Oliveira

Juliana Lacine Carvalho Bezerra

6 comentários:

  1. Por favor presidente do sindicato Norma Suely verifique se o prefeito de Timon vai contratar os professores de educação infantil aprovados no concurso da prefeitura, pois fui informada que estar sendo contratado serviço prestado, e isso é um absurdo , tem a lei ou a lei não é cumprida. Ainda hoje espero a convocação para assumir o cargo de professora do município.

    ResponderExcluir
  2. sindicato dos professores espero resposta

    ResponderExcluir
  3. oi, preciso saber se vocês estão realmente empenhados quanto aos direitos e interesses dos professores

    ResponderExcluir
  4. Sindicato gostaria de saber se o concurso de professor de área de 2014 foi prorrogado?

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber quem pode se afiliar ao sindicato?

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber quem pode se afiliar ao sindicato?

    ResponderExcluir